O telhado que gera eletricidade

2017-12-01T09:04:52+00:00 20 novembro, 2017|Categories: Arquitetura 5.0, Energia Solar, Notícias, Projetos, Sustentabilidade, Tecnologia|Comentários desativados em O telhado que gera eletricidade

O telhado que você vê na imagem acima se parece com um telhado solar? Dificilmente você vai responder que sim. Isso porque o visual da casa não se assemelha nenhum pouquinho com o de uma casa que passou por alguma instalação de telhas fotovoltaicas. Bem, essa aparência moderna, que descaracteriza uma casa com telhado solar é justamente o objetivo da Tesla (empresa de carros elétricos de design arrojado)que quer reinventar o design da telha solar.

Telhado Solar, as telhas fotovoltaicas da Tesla

Além de fabricar carros elétricos, a Tesla apresentou alguns dias atrás a sua solução para fazer casas utilizarem energia sustentável. Durante um grande evento em Los Angeles, o empreendedor Elon Musk apresentou a linha de telhados solares da Tesla, além da Powerwall 2, uma nova bateria integrada para casas.

O conceito desenvolvido pela Tesla foge totalmente do que estamos acostumados a ver. Diferente das telhas fotovoltaicas comuns, que vemos em algumas casas para captar energia solar, com o design grosseiro e que evidenciam que ali existe um telhado solar, a Tesla propôs algo moderno, onde ninguém é capaz de discernir se existe ou não telhas fotovoltaicas na casa. O grande objetivo do telhado solar da Tesla é ser igual a uma casa normal.

Dessa vez o empreendedor Elon Musk trabalhou na criação de telhas fotovoltaicas que apesar de terem a aparência de telhas feitas de barro ou pedra, são feitas de vidro temperado e texturizado. A resistência do telhado foi mantida, mas o material é completamente translúcido, atravessado pela luz com uma perda de apenas 2%. Dali, a luz é transmitida para células solares, que ficam escondidas debaixo das telhas. É por isso que esse telhado solar da Tesla é esteticamente mais bonito do que os que estamos acostumados a ver.

O novo telhado solar de Elon Musk, fundador da Tesla, será produzido pela SolarCity em Buffalo, Nova York, fábrica que deve ser inaugurada em 2017. As novas telhas terão quatro diferenciações em relação ao tipo de material: ardósia, toscano, liso e texturizado. Elon Musk explicou que as novas telhas fotovoltaicas devem chegar a uma vida útil de 50 anos. O empreendedor também disse que o telhado solar terá 98% de eficiência quando comparado a um telhado solar tradicional, e que eles produzirão quase a mesma quantidade de energia por centímetro quadrado.

O novo telhado solar também representa um passo na direção do futuro idealizado por Elon Musk: sustentável e com a presença da Tesla onde for possível. O carro elétrico do futuro, por exemplo, é carregado pelas tomadas da casa, que tiram sua energia do telhado solar. As telhas, por sua vez, mandam o excesso de energia gerada durante o dia para ser armazenada em uma grande bateria doméstica. Cada uma dessas etapas é um produto da Tesla: além do telhado, a empresa está para lançar sua terceira geração de carros elétricos e já lançou uma nova versão da Energy Powerwall, conhecida como a bateria doméstica.

A bateria Powerwall 2 conta com 14kw, o dobro da potência do modelo anterior, e é capaz de alimentar uma casa de dois banheiros por um dia. A bateria já está em pré-venda no site da Tesla por US$ 5500, com combinações para quem já possui energia solar ou para quem precisa de uma instalação completa. A Powerwall 2 começará a ser entregue em janeiro de 2017.